terça-feira, 16 de março de 2010

O Calor que não passa!

Estava aqui pensando como me livrar dos incômodos das gripes e resfriados que nos afligem no dia a dia.
Estamos atravessando um período de forte calor , com temperaturas absurdas chegando no sol, a 40/41 graus Celsius. Isso mesmo, aqui em Vitória não tem refresco não.. e não tem saída. A coisa parece que está piorando. A cada ano as temperaturas vão ficando mais altas, o calor aumentando e não sei não.. acho que Al Gore está certo.. a camada de ozônio tem prejudicado muito e o meio ambiente sofre as conseqüências do progresso e do aumento populacional.
Para dormir então o ar condicionado é imprescindível, dentro do carro tem que estar com o ar ligado, no trabalho ainda pior.. tem que ligar o ar. Resultado: você está sujeito a pegar uma baita gripe e /ou faringite, etc. devido a essas variações bruscas de temperatura. Eu peguei uma baita faringite e ela está grudada em mim há um mês. Isso tem atrapalhado e adiado meus programas de caminhadas.
Lá pelo final dos anos 70, morando em BH, na aprazível Rua Senador Pompeu na Serra, me atingiu uma amigdalite feroz. Aliás, eu tinha sempre esse tipo de patologia, desde criança, mas essa foi sinistra. Marquei uma consulta com o Dr Adelmar Cadar grande médico e grande criador de cavalos. Fui lá algumas vezes e pude constatar o gabarito de seu criatório tendo feito um ou outro serviço veterinário. Mas o Cadar durante a consulta e diante do quadro horroroso da minha garganta falou: “Cara isso aí tá mais para jacaré do que para lagartixa”. Não entendi bem a piada, mas pela quantidade de antibiótico que me receitou o jacararé estava feio.
Tomei 52 cápsulas de antibiótico, fiz exame de sangue, taxa de anti estreptolisina’O” e depois de vários dias fui operado das amígdalas. Voltei para casa dirigindo meu carro, com a recomendação expressa de não comer comida sólida, só tomar sorvete, etc. Após uma noite mal dormida, no dia seguinte meu travesseiro era uma imensa poça de sangue. Voltei apavorado para o Hospital S. Lucas e o Cadar constatou que um vasinho capilar não ficara pinçado. Pronto!! Botou de novo as grandes mão na minha garganta, pinçava e pinçava e nada!. Minha garganta ficou totalmente traumatizada mas o bendito vaso foi pinçado e ligado.
Passei 11 dias sem comer comida solida, apenas umas sopinhas e caldos. Ao fim de 11 dias comí um prato fundo de feijão com arroz e carne moída. Nunca uma uma refeição fora tão gostosa
Daí para frente eu teria e tenho até hoje, fortes faringites, conforme me garantira o Dr Cadar.
Imaginem que quando me mudei para cá, no distante ano de 1985, ainda sentia algo parecido com um suave e refrescante vento.Cheguei a usar , nos meses de julho, agosto algumas blusas de frio, comuns em BH. Com o tempo elas foram completamente esquecidas e hoje jazem(ops!) enroladas em algum saco plástico perdido nos guarda-roupas, ou então foram doadas para os mais necessitados.
O pior é constatar que o calor não tem conserto! Liga-se o ar, toma-se muito líquido gelado, procura-se de todo jeito se ver livre do calor mas não tem saída.. ela está lá. No frio se dá o contrário: vc se agasalha adequadamente, toma um copo de um bom vinho, que logo esquenta, vai dormir usando um bom cobertor, fica todo aquecido e dorme prazerosamente. Para comer e trabalhar não tem temperatura melhor, vc rende muito mais. Só é ruim quando se vai tomar banho e é preciso tirar a roupa!
Ah! Como é bom o frio!As boas temperaturas estarão de volta em poucos dias e aí... recomeçam as caminhadas!

3 comentários:

  1. Aliando esse post atual com o anterior, deixo-lhe uma frase de jean Jacques Rosseau:
    "A paciência é amarga....mas os seus frutos são doces!"

    Tem de ter paciência até para aguentar esse calor de matar (aliás, aqui me Campinas está até agradável; quente mas agradável).

    Por falar em calor, o Al Gore é um bobão. Oportunista, usou do desespero global leviano para ganhar um Prêmio Nobel!!!! Um absurdo.

    ResponderExcluir
  2. Não tardando, só uma pergunta, como está a divulgação do seu blog, tomando o que escrevi no primeiro comentário?

    ResponderExcluir
  3. Danilo, vc que é Msc em Física pode e deve defender sua ideia de que Al Gore está sendo oportunista. Mas o fato, real e incontestável, é que as temperaturas aumentaram muito nos últimos tempos. Fruto de que?

    ResponderExcluir