Neste domingo 13 de junho, me levantei ás 5.00h para mais uma jornada nas montanhas.Nesse outono, que termina dia 20,as temperaturas em Vitória tem sido as mais baixas dos últimos anos e porisso mesmo tenho dormido de cobertor e pijamas adequados e o levantar foi meio "preguiçoso".Deu vontade de ficar debaixo das cobertas por mais tempo.Mas não tem jeito.. No horário combinado 6.00h,,a van do Abimael passou pela Costa Pereira e me juntei ao grupo.
Não conhecí ninguem lá dentro e assim, sem muita conversa, fui apreciando a conhecida paisagem até pegar um cochilo.Estava bem frio!. Ao chegar á Pousada Peterle, cerca de 90 km de Vitória, pegamos o caminho para contornar a Pedra Azul e seguir adiante até o tal Sampaulim.
Confesso que ainda não tinha visto paisagem tão bonita aqui no ES.Soube depois que a temperatura na pousada estava em 7ºc.O tempo colaborava para a real apreciação da natureza, dando um toque europeu ao ambiente, pois estava uma névoa constante, tornando o cenário digno de registro.Muitas casas, belíssimas, emolduravam a paisagem, evidenciando ser alí, um lugar esnobe e de extremo bom gosto.
O verde do arvoredo e das pastagens convidava para muitas fotos.Após um período curto de viagem chegamos ao local do início da caminhada.
Após um breve aquecimento saimos por uma estradinha de terra e com bastante barro em direção ao parque estadual do Forno Grande.
O caminho como disse antes é belíssimo, pontilhado por exuberante paisagem,com abundancia da mata atlantica muito bem preservada, com exceção é claro, daqueles sítios onde se nota o cultivo de hortaliças, morangos e café.A presença do eucalipto vem aumentando ano a ano.
A cada 3 km, a van de apoio estava lá para abstecer os andarilhos de água e frutas.
Não tinhamos caminhadonem 3 km quando nos deparamos com o primeiro buteco.
Eu Elmar, Jorge e Atagiba,resolvemos que era hora de esquentar o peito com um trago. Fomos recebidos pelo dono da venda que, talvez pelo horário, náo tinha nada preparado para tira-gosto. Assim mesmo tomamos uma Flor do Brasil, uma Brahma gelada e uma latinha de sardinhas para salgar a boca. Recomeçamos o caminho nessas alturas sendo os limpa-trilhos.
Mais adiante outro lugarejo chamado Braço Sul e novo buteco, e dessa vez nova dose da Flor do Brasil e o tira gosto foi asa de frango, bem quentinha.
O caminho segue firme e sem pressa pois como dissemos, o dia era grande e a noite idem. Estavamos curtindo a belíssima natureza,sacando muitas fotos e escutando as prosas.
O Elmar contou de sua aventura no Caminho de Frei Galvão, passando sua experiencia em ter vivido essa jornada na companhia de pessoas de excelente convívio. Jorge sempre com boas histórias eu, por minha vez,falando muito de várias coisase...muitas fotos!
O caminho alternava subidas e descidas, umas mais ou menos acentuadas de modo que não houve grande desgaste.A última subida, a que chega á Cachoeira do Pedregulho pode ser considerada mais puxada, mas o final é compensado pela belíssima paisagem proporcionada pela cachoeira.
Não sei a altura dela mas, posso dizer que tem mais 100 metros e como havia chovido dias antes o volume de água estava bem grande, aumentando o espetáculo da natureza.O detalhe ficou por conta da Capeletti que foi a única a encarar aquelas aguas geladas.
Apó as fotos de praxe, começamos a tomar as merecidas cervejas, a cachacinha e o tira gosto farto. O almoço foi aquela comidinha caseira, bem temperada no fogão a lenha. O pessoal muito simpático nos atendeu muito bem e ficamos mesmo bem á vontade.
Antonio Falcão e Josi pediram um vinho. Messias, que no meio do caminho havia passado por um pé de limão capeta e apanhado logo um monte, parecendo que iria revender na feira de Jardim da Penha,fez várias caipirinhas e parece que ficou boa mesmo.Todos ficamos "alegrinhos" com as marvadas , ao final, pagamos a conta, subimos na van e voltamos para Vitória, satisfeitos e alegres de ter participado de mais uma jornada com esses bons companheiros.
O próximo buteco, digo, caminho será em Burarama e como disse o Jorge: "isso não vai dar certo".

Nenhum comentário:
Postar um comentário