sábado, 7 de maio de 2011

Semana Bin Laden

Nesta semana que hoje se encerra, parece que o assunto não se esgotará tão cedo, pelo menos nas redes CNN e BBC. Acompanho diariamente as reportagens sobre o assunto pulando de um canal para outro.
As reportagens da CNN são mais completas obviamente por se tratar de uma rede americana.
Os repórteres espalhados pelos mais variados cantos do mundo apresentam a matéria sempre recheada com a opinião dos mais renomados especialistas em Oriente Médio.
Quase todos canais internacionais, durante a semana,relembraram o ataque do 11 de setembro.
O Discovery Chanel apresenta hoje(7 de maio), uma série longa sobre o atentado ás torres gemeas, desde o início das ações da Al Qaeda, com o surgimento de Bin Laden, sua passagem pelo Sudão em 1995,sua expulsão deste país por pressão da ONU até sua chegada ao Afaganistão, cuja permanencia no país foi paga com milhões de dolares ao taliban.
Daí ele associou-se a outros dois terroristas e planejaram atentados ás mais variadas representações e ou presenças americanas em várias partes do mundo. Começou com um explosão de um carro bomba nas garagens do World Trade Center em 1995.As embaixadas na Tanzania e Kenia foram violentamente atacadas em 1996 com centenas de moretos. O ataque suicida ao destroyer no Iemen tambem causou vítimas fatais. Culminou com o 11 de setembro com quase 3 mil mortos.
Dada a repercução que a morte de Bin Laden teve na mente dos americanos, da mais simples ao mais refinado cientista político, está claro que uma paranoia estabelecera-se na vida das pessoas.
A brutalidade da ação de 11 de setembro, o seu modus operandi,a ousadia dos terroristas e a frieza com que passaram meses e meses estudando a estratégia e o número de vítimas fatais ,  marcou profundamente o sentimento das pessoas e reascendeu o que já é amplamente sabido: o nacionalismo, o culto ao país, a defesa dos valores.
Todos os dias ligo a tv preferencialmente na BBC para maiores informações e sem dúvida para aprimorar o inglês.
Neste momento assisto a um vídeo, de cinco liberados pelo governo americano, onde Osama B.Laden assiste a sí mesmo usando um controle remoto. A cidade onde foi capturado e morto chama-se Abottabad e pelas fotos obtidas no google tem belíssimas paisagens, com m ontanhas geladas ao alto.
Não foi liberado o audio dos vídeos para não causar comoção no mundo islamico.Mas o Taliban já promete reação e boa parte da população afegã está e esteve á favor de Bin Laden.(Video)
O antiamericanismo é forte na região.Reporteres diariamente entrevistam pessoas e estas demonstram seu descontentamento e em  grupos armados disparam seus AK 47 para o alto.
Os paquistaneses e afegãos, com suas vestimentas características, parecem dispersos, vagando de um lugar para outro mas,o olhar tristonho e aspecto silencioso, não escondem a angustia e o sofrimento que vêm sendo submetidos a anos.
Neste momento vejo que desencadeou-se intenso ataque na segunda maior cidade afegã  Kandahar entre os quais ataques coordenados de militanrtes, incluindo pelo menos seis  ataques suicidas.

Este ano acho que o mundo vai pasar por momentos difíceis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário