quinta-feira, 4 de março de 2010

A cerveja nossa de cada dia

Prezados,

Todos nós, melhor- a grande maioria das pessoas acredito, gosta de apreciar uma boa cerveja qualquer que seja o motivo, seja num boteco com os amigos, numa festa, na praia,enfim qualquer que seja o evento a cerveja nossa de cada dia lá está.

A notícia mais antiga que se tem da cerveja data de 2600 a 2350 AC. Desta época, arqueólogos encontraram menção no Hino a Ninkasi, a deusa da cerveja, de que os sumérios já produziam a bebida.Já na Babilônia, dá-se conta da existencia de vários tipos de cerveja, originadas de diversos tipos de combinações de plantas e aromas e o uso de diferentes tipos de mel.O código de Hamurabi, Rei da Babilônia,entre os anos de 1792 e 1750 AC,incluia várias leis de comercialização, fabricação e consumo de cerveja, relacionando direitos, leis e deveres dos clientes das tabernas.

Posteriormente no antigo Egito, a cerveja, segundo o escritor grego Ateneu de Naucratis(sec.III DC) teria sido inventada para ajudar a queles que não tinham como pagar o vinho. Inscrições em hieróglifo e obras artísticas testemunham sobre o gosto desse povo pelo henket ou zithum, apreciada por todas as camadas sociais. Até o faraó Ramsés III(1184-1153 AC) passou a ser conhecido como faraó-cervejeiro, após doar aos sacerdotes de Templo deAmon mais de 400 mil anforas de  cerveja oriundas de suas cervejarias.

A cerveja teve alguma importancia na vida dos primeiros romanos  mas, durante a primeira república romana o vinho destronou -a e se tornou a bebida alcoólica preferida passando a cerveja ser consumida pelos 'barbaros'.

Tipos de cerveja

Existem diferentes tipos de cerveja.Uma descrição detalhada desses tipos pode ser encontrada na página da Internet da Beer JudgeCertification Program( Programa de Licenciamento dos Avaliadores de Cerveja).

Lager

Lagers ( em especial as claras) são, provavelmene,o tipo de cerveja mais comunmente consumidas.Elas são originárias da Europa Central( mais provável Alemanha) tirando seu nome do vocábulo  germanico lagen (armazenar). De  baixa fermentação, são tradicionalmente armazenadas em baixa temperatura por semanas ou meses, clareando, amadurecendo por semanas ou meses e ainda ganhando maior quantidade de dióxido de carbono. 
Atualmente com o aperfeiçoamento do controle da fermentação, muitas cervejas de laggers usam períodos consideravelmente menores para armazenamento a frio( 1 a 3 semanas).
Embora existam muitos estilos de laggers, a maioria delas é de cor clara, com alto teor de gás carbônico,de sabor moderadamente amargo, e conteúdo alcoólico entre 3-6 % da amostra.
Os estilos de laggers incluem: Bock, Doppelbock, Eisbock, Muncher, Hellis,Duncken, Maibock, Drybeer, Marzen, Pilsener, etc.

Ale

São cervejas de fermentação alta,especialmente popukares na Grã Bretanha e Irlanda, incluindo as mild(meio amargas) e as bitter(amargas), as pale ale(ale calra), porter ( as peferidas por estivadores) e as stout( escuras e fortes). 

As cervejas de fermentaçao alta tendem a ser mais saborosas, incluindo uma variedade de sabores de cereais e ésteres produzidos durante a fermentação que lhe conferen um aroma frutado; são tambem de baixo teor de gás carbônico, fermentadas e servidas idealmen te numa temperatura mais elevada do que as laggers.

Diferenças de estilo de cervejas de fermentação alta são muito maiores do que as encontradas entre cervejas de baixa fermentação e muiitas cervejas são difíceis de categorizar. A cerveja comun na  Califórnia, por exemplo, é produzida usando-se fermento para laggers,em temperaturas para ales. As cervejas á base de trigo são produzidas usando fermento para ales e então armazenadas, ás vezes, usando fermento para laggers.
A belga Lambic, é produzida com fermento selvagens e bactérias,nativos da região do vale do Rio Zenne,perto de Bruchelas. Ale verdadeira é um termo utilizado para cervejas produzidas em métodos tradicionais e sem pasteurização.

Porter
Cerveja do tipo ale, produzida originalmente na Inglaterra, a porter é produzida á partir de um processo de fermentação alta, assim chamada porque ocorre a uma temperatura elevada,entre 15 e 20 ºC, fato que leva as leveduras a subirem á superfície, resultando numa ceveja forte e encorpada.

Pilsen

Cerveja tipo lagger, amarga,de coloração dourada e bastante transparente.É o tipo de cerveja de maior  consumdo no mundo, pertencendo a esse gênero a Heineken, Carlsberg, Brahma,Budwiser, Quilmes,( ou seja as mais consumias no mundo). O nome Pilsen deriva da cidade Pilzen, cidade da R. Tcheca, onde esse tipo foi originalme nte produzida.
Cerveja sem alcool.
Durante o processo de fabricação de cerveja,é possível interferir na produção durante a fermentação em que, alterando o tempo, a temperatura e a pressão, é possível produzir tadicional e naturalmente, a cerveja sem alcool.Atualmente é tambem utilizado outro processo em que, através de microfiltragem,é possível retirar o alcool a cerveja.

A cerveja é uma boa companhia, mesmo para quem está sozinho com pensamentos viajando aleatoriamente.No Brasil segundo pesquisa o consumo é de 49 litros por ano por pessoa.
Um jornal alemão publicou que nós os pentacampeões mundiais de futebol, estamos apenas no 16º lugar num ranking onde 32 países disputarm a medalha de ouro.
A\República Tchaca está no topo, com 161 litros por pessoa/ano, seguida da anfitiã Alemanha com 116 litros, Inglaterra 101e Austrália 95 litros.

Com relaçao a esse tema fiz uma pesquisa e a seguir passo o comentário sobre um importante item no ato de degustar uma cerveja: O copo.

Cada cerveja merece seu copo, pode-se assim resumir . Combinar o tipo de cerveja com o copo não é uma mera questão de etiqueta, ao contrário é uma questão de bom serviço. O gosto, a estabilidade da espuma e o frescor da cerveja, dependem decisivamente da escolha do copo adequado.
Nos butecos que costumo frequentar não existe uma preocupação quanto a isso, somente alguns bares mais sofisticados oferecem um vasilhame diferente, mais ou menos qualificado.
Obviamnente nós consumidores esperamos que as características especiais das cervejas( brilho, aroma, paladar, cor, espuma) permaneçam inalterados enquanto sorvemos nossa bebida favorita.

O uso de copo inadequado interfere na qualidade da cerveja pois ela possui uma qualidade que a diferencia das demais: é carbonatada, ou seja, deve ser servida a baixas temperatura a média varia entre 4 e 12º Celsius e sempre com uma coroa de espuma.

Há uma regra básica: quanto mais encorpada for a cerveja maior deve ser a espessura da parede do copo e, quanto mais lúpulo tiver mais alto e fino( menor diâmetro) deve ser o copo.
Existem város tipos de copo para uma cerveja especial. O material mais indicado é o vidro por ser neurto e permitir uma boa visualização de suas características. Suas paredes devem ser lisas para facilitar a limpeza e a boca não deve ser nem muito grande a ponto de permitir a  perda excessiva de gás carbônico e nem pequena demais que ataraplhe a percepçãp do "buquê".
Uma vez servida, alem de aquecer rapidamente,a cerveja é muito sensível aos odores do meio ambiente.

No comercio podemos encontrar copos simples sem a logomarca das cervejas. As importadoras oferecem uma grande variedade de copos com quase todas logomarcas presentes no mercado mundial.

É possível encontrar copos para cervejas de trigo, do tipo stout ou mesmo peças mais raras como a Berliber Weisse, bebida de fermantação lática, produzida apenas em Berlim.

A limpeza dos copos é super importante e nunca deve ser feita ao mesmo  tempo que pratos e louças e detalhe-enxaguar bem para não ficar gosto ou cheiro de nada.
Apreciem com vontade!!


2 comentários:

  1. Aha...

    De quem mais deveria ser o primeiro comentário desse blog? Eu, é claro. E por sorte do destino caí em um post prazeroso; muito bem escrito, por sinal (é claro que tem uns erros de digitação, mas irrelevantes).

    Então, meu pai. Gostaria de parabenizar o post e desejar sucesso nessa empreitada. Mas você tem que divulgar mais esse blog. Tem que comentar com todo mundo que você conhece e mandar e-mails para convidar os amigos e conhecidos a comentarem. Ou você acha que só escrever no blog que o pessoal acha facilmente? Ainda mais com esse mundo de blogs e sites na internet....

    Sugiro que você comece com um tema específico para um público específico. Não precisa ser sempre o mesmo tema, mas tem que ter foco (ao menos no começo). Por exemplo, você deveria começar com as caminhadas, lugares históricos e turísticos, natureza (preservação, condição dos parques nacionais, ecologia) e fotografia. Essas coisas estão relacionadas e daí você pode partir para mais além. Mas só depois de se firmar com o blog.

    É isso aí....

    ResponderExcluir
  2. Caro Ulisses,

    Achei fantastica sua pesquisa sobre
    cervejas, vc fugiu do lugar comum de aprecie com moderação,agora é
    "Aprecie com vontade".Ethiel

    ResponderExcluir